Durante audiência pública, deputado defendeu que são necessárias novas unidades de saúde, além da melhoria e padronização do serviço de saúde na cidade.
O deputado Iran Barbosa (PMDB) solicitou, na manhã desta quinta-feira (22), que o Governo de Minas avalie a possibilidade de construir um novo hospital e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital. Segundo o parlamentar, o município precisa da ampliação do serviço e os dois espaços ajudariam a melhorar o panorama da saúde.
Inicialmente, a sugestão é construir um hospital na região central e uma UPA no Veneza. Segundo Iran, cerca de 30% dos terrenos de Neves pertencem ao estado, o que poderia facilitar o processo, já que não seria necessário adquirir nenhum espaço. Para dar andamento e maior celeridade, o deputado solicitou à comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que encaminhe ofícios ao Governo de Minas para que seja realizado um estudo de viabilidade. “Ribeirão das Neves possui a melhor localização da região metropolitana. Não falta potencial para essa cidade. O que não falta aqui é terreno do estado”, afirmou Iran.
A comissão encaminhará também pedidos de esclarecimento sobre o repasse de verbas para investimentos e manutenção do sistema de saúde, e também para saber quais programas estaduais são executados atualmente em Neves. Iran Barbosa defendeu ainda que haja uma união dos políticos para buscar os avanços. “Ribeirão das Neves só tem uma solução. Ou quem é votado aqui e gosta desta cidade se une e resolve o problema da cidade, ou então vai continuar como está”.
Audiência
As declarações foram dadas durante audiência pública para discutir sobre o funcionamento da UPA Justinópolis e os serviços prestados no local. O encontro foi realizado na Escola Estadual Francisco Labanca, em Ribeirão das Neves. Desde setembro deste ano, após o término do contrato com a Fundação Benjamim Guimarães (também conhecida como Hospital da Baleia), a unidade é administrada pela Prefeitura, em parceria com um consórcio. Sobre o tema, o parlamentar solicitou esclarecimentos à Prefeitura sobre os gastos e serviços prestados e sugeriu que a gestão compartilhada seja ampliada para os outros centros de saúde do município. “A gestão tem de ser padronizada para não sobrecarregar alguns locais e enfraquecer outros”. Por fim, Iran assumiu o compromisso de fazer uma visita a UPA em breve, ao lado de representantes da Câmara Municipal.