Quem é
Conheça a história
Iran presidiu o Instituto Ideal, organização não governamental voltada para a assistência social e o desenvolvimento do cidadão. Foi empresário e gestor de um dos maiores grupos imobiliários de BH por quase dez anos. Trabalhou como coordenador da maior obra pública de Minas Gerais, a construção da Cidade Administrativa. Ocupou o cargo de Secretário Administrativo da União Parlamentar do Mercosul – UPM.
Graduado em Administração pela PUC-MG e especializado em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro, atualmente, Iran Barbosa é graduando no curso de Direito da PUC-MG.
Foi eleito em 2008, pelo PMDB, com 6.812 votos, o vereador mais jovem da História de Belo Horizonte e, aos 24 anos já era membro efetivo da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em 2012, foi reeleito vereador de Belo Horizonte com 8.605 votos. Nas eleições de 2014, Iran foi eleito Deputado Estadual com 46.312 votos, pelo PMDB. Na Assembleia Legislativa desde Fevereiro de 2015, Iran Barbosa iniciou seu trabalho Presidindo a Comissão Extraordinária das Águas, que discutirá e buscará soluções para a crise hídrica no Estado.
Iran é filho do ex-Deputado Estadual Irani Barbosa e da ex-Prefeita de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Gracinha Barbosa.
- Responsável pela vinda da Maior Usina Solar da América Latina para Minas. Previsão de faturamento é de 6,8 bilhões de reais com a nova matriz energética.
- Apresentou Projeto de Lei que propõe a redução de impostos e distribui descontos no IPVA ou depósito em dinheiro para quem solicita a Nota Fiscal. Medida aumentará a arrecadação do Estado em quase R$4 bilhões por ano combatendo a sonegação.
- Denunciou irregularidades na gestão do Mineirão. Estado deixou de arrecadar pelo menos 50 milhões de reais. Clubes de futebol também somam prejuízos.
- Apresentou proposta para o Estado arrecadar 2,2 bilhões de reais com o Nióbio.
- Luta contra a venda da Codemig. “Hoje estamos vendendo a Codemig, amanhã venderemos o quê?”
- Enfrentou o próprio partido para coordenar a campanha de Alexandre kalil à Prefeitura de BH.
- Foi presidente da Comissão Extraordinária das Águas que apresentou soluções para a crise hídrica.
- Destinou mais de 11 milhões de reais em emendas parlamentares.
- Na saúde, ajudou a manter o funcionamento integral do Hospital Odilon Behrens com a destinação de 650 mil reais. Ajudou a viabilizar recursos para duplicar o atendimento no Hospital do Barreiro. Viabilizou a construção do Centro de Especialidades Médicas e a UTI Neonatal em Pirapora. Intermediou as negociações para a instalação do Hospital do Câncer em Iturama. Destinou 600 mil reais para a secretaria de saúde de Diamantina e 400 mil reais para Vespasiano, esse valor serve para custear medicamentos, exames e atendimentos na rede pública.
- Na Educação ajudou a conseguir recursos para a construção de 7 escolas estaduais. Uma das escolas já está em funcionamento em Ribeirão das Neves e outras duas em fase de construção em Vespasiano. As demais estão em fase de regularização de terreno para início das obras. Iran disponibilizou também recursos para reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e mobiliários novos para dezenas de escolas por todo o Estado.
- Iran adotou postura contra a verticalização da Pampulha
- Lutou e votou contra o aumento salarial dos vereadores
- É autor da Lei que proíbe a utilização de animais em circos em BH
- Lutou contra o fim do ensino médio nas escolas municipais
- É autor do BH NOTA 10, programa da prefeitura que dá até 30% de desconto no IPTU de quem pede a nota fiscal eletrônica de serviço e viabilizou a construção e manutenção de restaurantes populares e UMEIS
- Foi um dos políticos pioneiros a divulgar seus gastos como parlamentar, hoje, lei da transparência na administração pública
- Votou contra o aumento do IPTU em Belo Horizonte
- É autor do Projeto que cria o Parque Lagoa Seca, na região de exploração mineral entre na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima
- Foi o Único vereador a votar contra a destruição da Mata do Isidoro e da Mata do Planalto
- É autor da Lei que viabilizou a construção do restaurante popular do Barreiro
- Lutou pelas CPI’s do COMPUR e da BEPREM
- É Co-autor da emenda que estabeleceu o voto aberto na Câmara de BH
- Foi o único vereador a votar contra a venda de uma rua em BH para construção de hotel para a copa do mundo, a Rua Musas
- Impediu a venda de terrenos públicos abaixo do valor de mercado
- Criou a Empresa Municipal de Ativos, que trará um lucro de 800 milhões de reais aos cofres públicos