Após solicitação do deputado Iran Barbosa (PMDB), a comissão de Saúde da Assembleia Legislativa discutiu, nessa quarta-feira (25), sobre as mudanças previstas no atendimento do hospital Odilon Behrens (HOB), em Belo Horizonte. Uma Upa foi construída ao lado do complexo e os serviços de urgência e emergência serão transferidos para o local.
A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura, do hospital, sindicatos e conselhos municipais, entre outros. Todos fizeram apresentações sobre o tema e houve divergência de opiniões. De um lado, os que defendem que haverá melhoria no serviço com a nova UPA. De outro, os funcionários do HOB preocupados com aumento na jornada e sobrecarga dos servidores.
Durante discurso, Iran Barbosa destacou que o importante, neste momento, é conciliar os interesses de ambas as partes, visando sempre o bem-estar da população. “É fundamental que o serviço prestado seja de qualidade. Se existe a possibilidade de ampliação é uma boa notícia, mas não podemos aceitar que haja uma sobrecarga para os funcionários. Por isso, o ideal é que haja um debate transparente entre a Prefeitura, o hospital e os trabalhadores”, afirmou.
A Comissão de Saúde já acertou uma visita técnica ao hospital para março do ano que vem e uma nova audiência pública para abril, quando será feita uma nova análise do cenário.