Após solicitação do deputado Iran Barbosa, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta segunda-feira (21), o Debate Popular sobre a revitalização e gestão de rios em Minas. Na oportunidade, também foi celebrado o Dia Mundial da Água, oficialmente comemorado amanhã.
Diversas entidades e autoridades marcaram presença no encontro, que foi presidido por Iran Barbosa e lotou o Plenário da Assembleia. Após a apresentação de um painel sobre os rios de Minas, os participantes promoveram um debate produtivo sobre a atual situação e quais políticas públicas podem ser incorporadas para fortalecer os comitês de bacias e ajudar a preservar as matas ciliares, os rios e melhorar a qualidade da água que é utilizada no Estado.
Foram apontados diversos problemas, com destaque para a falta de políticas para preservação de nascentes e mananciais e a poluição e canalização de rios, principalmente nos centros urbanos e regiões de mineração. Como propostas, os participantes reivindicaram a realização de mais encontros e a transformação da Comissão Extraordinária das Águas, presidida pelo Deputado Iran Barbosa, em uma Comissão Permanente da Assembleia Legislativa.
Durante discurso, Iran Barbosa destacou que o debate sobre o tema é fundamental para a construção de uma proposta que traga, verdadeiramente, benefícios para todos os cidadãos. Ele aproveitou para lembrar que desde o início do mandato tem colocado a questão das águas como uma das prioridades. “Passamos por uma das mais fortes crises hídricas registradas em nosso Estado. A redução no consumo de água e o retorno das chuvas aliviaram nossos sistemas, mas não solucionou o problema. Ainda é preciso discutir muito sobre os caminhos a serem tomados para a preservação dos nossos rios e bacias, e buscar melhorias para os sistemas de captação e distribuição de água em Minas”, afirmou Iran.