O Deputado Iran Barbosa participou de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Várzea da Palma para tratar da instalação da Maior Usina Solar da América Latina no município. Iran ajudou a trazer as Usinas Solares para Minas Gerais depois de um longo período de trabalho junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente para flexibilizar a legislação que classificava os empreendimentos como de alto impacto, algo similar às usinas nucleares. Agora, Várzea da Palma contará com R$2,5 bilhões em investimentos privados, 4mil empregos diretos e indiretos e mais renda, proporcionados pela instalação da Usina Solar.
O Presidente da Solatio, Pedro Vaquer, apresentou metas de investimento da empresa no município, relatou que a construção da Usina em Várzea estaria orçado em R$ 2,5 bilhões. A usina terá a capacidade de gerar 650 MW e será a maior da America Latina, podendo em um futuro próximo chegar a capacidade de gerar 1600 MW e conseqüentemente será maior usina fotovoltaica do mundo.
A Cerimônia contou com presença do prefeito Eduardo Monteiro, Sócio-diretor da Solatio Pedro Vaquer, Secretário de Planejamento de Diamantina Léo Silveira, Presidente da Tradener Walfrido Ávila, Presidente da CMU Walter Fróes , Presidente da Câmara Municipal Thales Emilio, Deputado Estadual Iran Barbosa, Prefeito de Diamantina Juscelino Roque, Prefeito de Lassance Paulo Elias, diversas pessoas no município e região envolvendo vários setores da sociedade e autoridades públicas.
O Secretário Léo Silveira com o uso da palavra falou dos benefícios e a importância da energia solar não causa nenhum tipo de impacto ambiental e foram muitos os desafios para implantar as usinas no Brasil devido as burocracia .O Secretário Léo Silveira afirmou que o investimento em Várzea da Palma é o maior o investimento realizado nos últimos anos no estado de Minas Gerais . Na oportunidade Léo Silveira agradeceu o Prefeito pela homenagem de reconhecimento dos esforços realizados para implantação da usina no município .
O prefeito Eduardo Monteiro disse que a instalação desta empresa será um divisor de águas para Várzea da Palma, pois vai colaborar de forma significativa na geração de empregos diretos e indiretos e renda. “Estou muito feliz, sendo um impulso econômico para o município e região” afirma o prefeito.