Com a crise hídrica pela qual passa o estado, novas perspectivas para a produção energética vem sendo amplamente discutidas. A conquista da Usina Solar que se instalará em Pirapora/MG, devido ao trabalho do Deputado Iran Barbosa, levou estudiosos mineiros a repensar a produção de energia através de hidrelétricas.
O Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi realizado desta vez em Paracatu, nesta terça-feira (18/8/15) e as apresentações e discussões levaram ao consenso de que a região tem água de menos e sol demais, o que candidata o Noroeste de Minas a receber investimentos similares aos destinados ao norte de Minas, mais especificamente para a cidade de Pirapora.
O Deputado Iran Barbosa explicou que uma parceria entre o Governo Federal e o Estado permitirá o licenciamento de quatro Usinas Solares e, Paracatu estaria no páreo para receber uma usina semelhante à planejada para Pirapora. O investimento total previsto é de R$ 1,5 bilhão, com a geração de 2 mil empregos diretos em cada uma dessas usinas.
Até lá, o desafio é economizar água, principalmente na agricultura. Evitar a construção de barragens clandestinas, cuidar da preservação de nascentes e reduzir a contaminação dos cursos de água.
“Minas Gerais já foi reconhecida por ter um dos maiores estoques hídricos do País, famosa por sua abundância de água, e agora vivemos essa crise que ainda não conhecíamos na nossa história. Sempre é bom lembrar que boa parte dessa crise não decorre da falta de água, mas do mau uso dela, seja pela utilização predatória, até mesmo dentro das nossas casas, sem consciência, ou pela contaminação”, lembrou o deputado Iran Barbosa.
Os temas discutidos e apresentados no Seminário de Paracatu, assim como os demais, serão organizados em um documento que ajudará a embasar e a construir um novo Marco Regulatório para Minas, na plenária final da série de encontros regionais, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2015, em Belo Horizonte.