O Deputado Iran Barbosa coordenou os trabalhos do encontro regional do seminário “Águas de Minas III”. O panorama hídrico e a gestão desses recursos na região podem ser considerados modelos para o restante do Estado e do País, mas existem alguns pontos de conflito locais, onde a demanda é maior do que a capacidade de distribuição de água, principalmente por causa de atividades agrícolas.

Iran Barbosa ressaltou a importância do seminário ter percorrido todo o interior do Estado. “A realidade muda conforme a região. Belo Horizonte tem praticamente 100% do esgoto tratado, mas enfrenta uma crise hídrica. Em Teófilo Otoni, por exemplo, não há crise hídrica, mas quase 100% do esgoto é jogado in natura nos rios. O que o seminário mostrou é que precisamos integrar as ações dos comitês de bacias. A cidade que polui um rio pode estar comprometendo a situação de outra”, disse.

Para a região do Triângulo Mineiro, o panorama hídrico parece tranquilo, o desafio, segundo conclusão dos participantes do seminário, é justamente garantir que, no futuro, não falte água para o desenvolvimento da região. Por isso, a importância de economizar água. Essa foi a tônica das discussões em Uberlândia, onde se encerrou a série de encontros regionais. As conclusões e demandas serão encaminhadas para a plenária final, a ser realizada na ALMG, em Belo Horizonte, entre 29 de setembro e 2 de outubro.

Compartilhe!