A empresa espanhola Solatio Energia venceu o leilão de usinas fotovoltaicas promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, 28 de Agosto de 2015, na cidade de São Paulo/SP, e poderá dar início ao projeto de implantação da maior Usina Solar da América Latina, na cidade de Pirapora/MG, no semiárido mineiro. O parque solar terá capacidade de gerar mais energia que a hidrelétrica de Três Marias/MG, com a vantagem de economizar recursos hídricos.
O Deputado Iran Barbosa – PMDB, que liderou um trabalho de análise de documentos que possibilitou a destinação desse investimento para Minas Gerais, acompanhou de perto o leilão realizado em São Paulo, ao lado do Prefeito da cidade de Pirapora, Léo Silveira – PSB, do presidente do PMDB de Pirapora, Sr. Beto Fulgêncio, e do presidente da Solatio Energia no Brasil, Sr. Pedro Vaquer.
O leilão foi uma grande oportunidade para que a iniciativa privada mostrasse suas intenções quanto à produção de energia fotovoltaica no Estado, abrindo caminho para o investimento no setor, que produz energia limpa e renovável.
A obrigação das empresas vencedoras do leilão é de começar a produção de energia a partir de agosto de 2017, logo, os investimentos serão imediatos, com geração de emprego e desenvolvimento para toda a região do Norte de Minas.
Entenda como a Usina Solar mudará a realidade do Norte de Minas. Usina Solar.