Na tarde desta terça-feira, 07 de julho de 2015, foi realizada Audiência Pública da Comissão de Saúde, a pedido do Deputado Iran Barbosa, que teve o objetivo prejudicado pela ausência de representantes da Prefeitura de Santa Luzia e da Administração do Hospital São João de Deus.

A população teve a oportunidade de debater com políticos, Deputados Estaduais e Vereadores e expor opiniões para cobrar medidas que retomem o atendimento público hospitalar na cidade.

O embate entre a administração do hospital São João de Deus e a Prefeitura, reside em três questões principais:

  • A prefeitura, através do Ministério Público, pede na Justiça que a administração do hospital, que é particular, mas atendia 100% pelo SUS, seja dividida entre Irmandade (entidade responsável pelo hospital) e Prefeitura.
  • A prefeitura oferece um valor mensal de R$120mil para o hospital manter o atendimento à população, quando a administração do hospital afirma necessitar de, no mínimo, R$1,3 milhão
  • A tabela de remuneração do SUS muitas vezes não cobre o custo do procedimento indicado, levando o hospital a trabalhar em constante prejuízo.

O caso é apreciado pela Justiça e até lá, segue sem solução imediata.

A crise da saúde no município se agrava ainda mais para o cidadão luziense com a suspensão do atendimento de cirurgias eletivas por parte da prefeitura de Belo Horizonte aos moradores de cidades vizinhas e à distância para atendimento médico em casos emergenciais.

Dentre as principais reivindicações da população para solucionar a crise atual, podemos destacar:

  • A necessidade de descentralizar o atendimento médico e de coleta para exames, visto que a cidade tem vasta extensão territorial e em casos emergenciais se torna complicado o deslocamento, principalmente em horários de pico;
  • Instalação de CTI – Centro de tratamento Intensivo adulto e infantil na cidade;
  • Abertura da Maternidade;
  • Abertura do Pronto Socorro;
  • Reestabelecimento do fornecimento de medicamentos;
  • Funcionamento do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que não atende a cidade.

Na oportunidade, o Deputado Iran Barbosa aproveitou para cobrar atitude da prefeitura por mudanças na maneira de tratar a saúde no município, ou que o povo tome providências para trocar seus representantes nas próximas eleições, já que a prefeitura não enviou nenhum representante à Audiência Pública solicitada pelo Deputado.

Por fim, Iran apresentou requerimento à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para que seja reativado o funcionamento das ambulâncias do SAMU na cidade, em caráter de urgência.

Compartilhe!