Sábado, dia 08 de agosto de 2015, foi o dia escolhido para protestar contra o desmatamento da Mata do Planalto. Moradores do entorno se organizaram em uma grande caminhada, que partiu da concentração na Avenida General Carlos Guedes, no bairro Campo Alegre, passou pelo centro comercial da Avenida Dr. Cristiano Guimarães, entre os bairros Planalto e Itapoã, e terminou com uma grande corrente de oração às margens da Mata do Planalto, no antigo Campo do Aliança.
O objetivo da passeata, que contou com o apoio logístico da polícia militar, era chamar a atenção das autoridades para a preservação da Mata do Planalto, um local repleto de nascentes de água e rico em biodiversidade animal e vegetal, que pode ceder lugar a um condomínio de prédios com mais de 750 apartamentos.
O deputado Iran Barbosa, exímio defensor da preservação das matas remanescentes na capital, foi convidado e participou ativamente do evento, onde pôde conversar com moradores e ambientalistas sobre o projeto de sua autoria, já apresentado na Assembleia Legislativa, que pretende transformar a Mata do Planalto em uma Estação Ecológica, caso a justiça mantenha a recomendação do Ministério Público para não autorizar a construção de prédios na região.