O Deputado Iran Barbosa atendeu ao convite dos alunos e da direção da Escola Estadual Três Poderes, situada na região da Pampulha, em Belo Horizonte, e participou do evento idealizado pela professora de história Cátia Campos, sobre conscientização política.
Os alunos estudaram ao longo do ano sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário, e aprenderam sobre as funções dos vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente.
Mais de 300 alunos do ensino médio participaram das palestras onde o Advogado e Professor de Ciências Políticas Jadir Morais Júnior falou sobre a formação dos partidos políticos e sobre as funções dos cargos políticos.
O Deputado Iran Barbosa fez uso da palavra, em um discurso bem humorado, onde falou sobre a corrupção, sua origem e a dificuldade de se acabar com ela. Citou fatos históricos para mostrar que o acesso à informação levou a sociedade a imaginar que o sistema está pior que antigamente, porém, explicou que quando os fatos não eram noticiados por causa da censura, a população não fazia ideia do quanto se roubava. Finalizou citando o exemplo da Noruega, que conseguiu sair de um governo Viking e se tornar o país com menor índice de corrupção e melhor qualidade de vida no mundo. “Por isso, acredito que o Brasil ainda tem solução”, disse Iran no encerramento da sua fala.
O Advogado Robson Itamar, membro do MCC – Movimento Cidadão Comum, propôs maior discussão e participação do jovem na política.
Já o Ex-aluno da Escola Três Poderes, Giovanni Bruno falou da experiência única de ser aluno do ensino médio e da importância de levar a escola a sério. Falou também do dever da população se conscientizar, pois as coisas só mudarão quando somente representantes do interesse popular obtiverem o poder e citou a internet como forte meio para se difundir ideias.
O Diretor Alber Fernandes fez um discurso emocionado sobre a importância de se entender e participar efetivamente da política.
Após as palestras os alunos inscritos fizeram perguntas, em sua maior parte, direcionadas ao Deputado Iran Barbosa, que respondeu questões sobre política, voto distrital e temas da atualidade.