Graças ao trabalho do Deputado Iran Barbosa, a população de São João do Manteninha terá, em breve, uma nova realidade. Dois problemas crônicos do município, o abastecimento de água e a ampliação da rede de telefonia, estão cada vez mais próximos de saírem do papel.
Ao lado do prefeito da cidade, Gentil Pereira, o vice, Marquinhos, e o presidente da Associação Comercial, Emerson, Iran participou de duas reuniões importantes em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (29). Na primeira delas, com o presidente da Copanor, Alonso Reis, a pauta foi a falta de água e o serviço precário em vários pontos de São João. Ficou acertado que na próxima semana dois superintendentes da Copanor irão ao município para fazer um estudo da situação. Além disso, já está autorizada a publicação de uma carta convite para a realização de obras que vão melhorar o sistema de captação e a qualidade da água. A previsão é que este serviço, que vai custar cerca de R$ 150 mil, seja concluído em até 60 dias. Por fim, o presidente da Copanor confirmou que será instalada na cidade uma agência de atendimento, que será um importante canal de comunicação para a população.
Telefonia e exportações
A segunda reunião foi realizada com a diretora-presidente da Agência de Promoção de Investimentos do Estado (INDI), Cristiane Serpa. Na pauta, a discussão sobre a ampliação do sistema de telefonia da cidade, que em vários pontos têm o sinal muito fraco ou inexistente. Esta situação atrapalha não só os moradores, mas também os comerciantes e empresários da cidade, que é um importante polo de produção de lingeries.
Por falar em lingerie, Cristiane Serpa apresentou o programa Exporta Minas para os presentes, cujo objetivo é implementar, capacitar e elaborar um plano de negócios que vão ampliar a atuação dos empresários da cidade, inclusive com a participação de outros setores da Administração Estadual. São João do Manteninha tem hoje quase 40 empresas que produzem lingeries. Cerca de 20 mil peças são produzidas diariamente.
Ao fim dos encontros, o prefeito Gentil fez questão de destacar o papel de Iran Barbosa. “Graças ao deputado conseguimos estabelecer o diálogo. Tenho certeza que vamos acabar com estes problemas da cidade”.
O deputado também se mostrou satisfeito com o resultado das reuniões. “Todas estas situações precisam ser tratadas como prioridade. No caso do abastecimento de água, não é possível que uma pessoa fique três, quatro dias sem uma gota sequer em casa. Já a telefonia e o Exporta Minas certamente vão gerar benefícios para a cidade. Mais empregos, maior estrutura e mais clientes. Vamos acompanhar tudo de perto”, disse.