Foi apresentada, nesta quinta-feira (14/5/14), durante reunião preparatória do Seminário Legislativo das Águas, proposta de regionalização do evento. Estão previstos nove encontros, que contemplarão a inclusão das 36 bacias hidrográficas do Estado. Os representantes das entidades e movimentos sociais participantes ainda se inscreveram nas comissões técnicas interinstitucionais (CTIs) – grupos de trabalho do seminário.

O presidente da Comissão Extraordinária das Águas, deputado Iran Barbosa (PMDB), afirmou que as cidades que sediarão os encontros no interior serão escolhidas conforme o agrupamento de bacias proposto e também em função do custo, da infraestrutura e do deslocamento entre os municípios que compõem o grupo.

Distribuição regional dos encontros

Agrupamentos de bacias

  1. Paraopeba e Velhas
  2. Paranaíba e Baixo Rio Grande
  3. Alto e Médio Rio Grande
  4. Rio Doce
  5. Paraíba do Sul
  6. Mucuri, Jequitinhonha e Mosquito
  7. Rio Verde Grande e Jequitaí-Pacuí
  8. Paracatu e Urucuia
  9. Alto São Francisco

Os participantes sugeriram alterações que serão analisadas pela consultoria da Assembleia Legislativa e pelos membros da comissão. Os encontros regionais serão pautados pelos temas já selecionados em reunião anterior: crise hídrica; gestão de recursos hídricos; saneamento; atividade minerária, indústria e energia; agricultura; fomento, custeio, receitas e destinação.

(Crédito da imagem: Raíla Melo)

Compartilhe!